UE-COVID-19/FAKES

TRINTA NOTÍCIAS FALSAS DETETADAS ESTA SEMANA

DESDE JANEIRO FORAM MAIS DE 110 CASOS DE FAKE NEWS RELACIONADAS COM O SURTO

UE - Eu

UE - EuUnião Europeia e Europa - Notícias, Informações, Política, Desporto e muito mais

19/03/2020 21h30Atualizado há 4 dias
Por: Rui Candeias
Fonte: rc – abola.pt
122

TRINTA NOTÍCIAS FALSAS DETETADAS ESTA SEMANA

 

DESDE JANEIRO FORAM MAIS DE 110 CASOS DE FAKE NEWS RELACIONADAS COM O SURTO

rc – abola.pt – 19.03.20

 

UE-COVID-19/FAKES

 

Trinta casos de desinformação sobre a Covid-19 foram detetados, esta semana, pelo grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra as 'fake news' (notícias falsas), com teorias conspirativas sobre o surto, sugerindo que o vírus foi criado em laboratório.

 

«O surto está, não surpreendentemente, a dominar os casos de desinformação desta semana. Aproximadamente 1/3 dos quase 90 casos desta semana é referente à desinformação sobre o vírus, as suas causas e a sua propagação», pode ler-se numa análise publicada, esta quinta-feira, pelo grupo de trabalho East StratCom, criado pela União Europeia (UE), em 2015, para combater a desinformação russa.

 

De acordo com o East StratCom, desde o final de janeiro, quando a crise da Covid-19 se intensificou, e até agora, «registaram-se mais de 110 casos de fake news relacionadas com o surto, com a desinformação a intensificar-se nos últimos dias e a ser essencialmente propagada por meios de comunicação pró-Kremlin.

 

Na análise, o grupo de trabalho aponta que uma das mensagens mais difundidas é referente a «uma teoria da conspiração, de que o novo Coronavírus foi criado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ou em laboratórios».

 

Outra ideia propagada é a de que o surto consiste num «esquema do governo italiano para arrecadar dinheiro à UE e relaxar nas rigorosas regras orçamentais impostas por Bruxelas», indica este grupo de trabalho.

 

Existem, ainda, teorias relacionadas com o facto de «o vírus se espalhar para reduzir a população do planeta» ou para «as elites globais introduzirem tirania», acrescenta.

 

«E há alegações recorrentes de que não há surto, mas que se pretende impor uma vacinação forçada com ‘chips’ para controlar as pessoas», realça, também, o East StratCom.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Barra Velha - SC
Atualizado às 06h32
20°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 20°
20°

Sensação

5.7 km/h

Vento

90.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Hospedagem de site ilimitada superdomínios
Municípios
Mais lidas
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios