POR - CULTURA

LÍNGUA PORTUGUESA E FADO

ESTRATÉGIA DE PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL EXTERNA PARA 2020

19/02/2020 23h48
Por: Rui Candeias
Fonte: redação – abola.pt – lusa
105

LÍNGUA PORTUGUESA E FADO

 

ESTRATÉGIA DE PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL EXTERNA PARA 2020

redação – abola.pt – lusa © global imagens – 19.02.20

 

POR - CULTURA

 

A promoção internacional da língua portuguesa e do fado, através da celebração do centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues, são dois dos eixos do Programa de Ação Cultural Externa para 2020, anunciou hoje o Governo.

 

O Programa de Ação Cultural Externa é uma iniciativa conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura, para internacionalizar a cultura portuguesa e projetar "a imagem de Portugal no mundo", estando previstas este ano 1.594 ações, como colóquios, exposições, concertos e participação em feiras e festivais internacionais, em 84 países.


Na apresentação do programa hoje à imprensa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou a celebração a 05 de maio do Dia Mundial da Língua Portuguesa, agora sob a égide da Organização das Nações Unidas.

 

"É uma ocasião para revisitarmos em alta a nossa própria estratégia de promoção internacional da língua portuguesa, (...) para nos munirmos de novos instrumentos para a projeção internacional da nossa língua", disse Augusto Santos Silva, sem especificar o que será feito.

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros associou ainda ao programa a reabertura do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, no Brasil, a 25 de junho, e que ficará marcada por uma reunião de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Nesse eixo estratégico de promoção da língua portuguesa, o ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou também a ideia de "continuidade" face ao trabalho dos últimos anos, de internacionalização da literatura portuguesa, estando prevista a presença de Portugal nas feiras do livro de Frankfurt (Alemanha), Bogotá (Colômbia), Guadalajara (México), Bolonha (Itália), Sevilha (Espanha) e Lima (Peru), sendo Portugal o país convidado desta última.

 

O ano de 2020 será ainda o de aplicação da nova linha conjunta de apoio à tradução e edição de autores de língua portuguesa, pelo Camões Instituto e Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

 

Outro dos eixos programáticos do Ação Cultural Externa será a promoção internacional da música portuguesa, em particular do fado, "tirando partido de 2020 ser o ano do centenário do nascimento de Amália Rodrigues", disse o ministro.

 

Está prevista a realização do Festival do Fado em 18 cidades, entre as quais Barcelona, Buenos Aires, Cidade do México, Pequim, Quito, Rabat, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e São Paulo, Sevilha.

 

Entre as centenas de iniciativas previstas para 2020, hoje anunciadas, estão ainda a participação de Portugal na Expo Dubai, em outubro, e na Capital Mundial da Arquitetura 2020 no Rio de Janeiro, a presença da Portugal Film Commission em eventos como o festival de cinema de Busan, na Coreia do Sul, e o American Film Market.

 

Num balanço do que foi o Programa de Ação Cultural Externa em 2019, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse que aconteceram 1.850 ações e iniciativas em 75 países, em particular em torno da celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação e do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

 

Os dois governantes referiram ainda que este ano será ainda o de definir estratégias para 2021, porque Portugal irá presidir à União Europeia, estando prevista a realização da já anunciada Temporada Cruzada, entre Portugal e França.


"Será particularmente relevante para a internacionalização da cultura portuguesa", disse Graça Fonseca.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
LisboaLisboa - DF Lisboa é a capital de Portugal, situada na costa. Do imponente Castelo de São Jorge, a vista abrange as construções em tons pastel da cidade antiga, o estuário do Tejo e a Ponte 25 de Abril. Perto dali, o Museu Nacional do Azulejo exibe 5 séculos de azulejos decorativos. Nas proximidades de Lisboa, há uma sequência de praias do Atlântico, entre elas Cascais e Estoril.População: 504.718 (2016)Faculdades e universidades: Universidade de Lisboa
Barra Velha - SC
Atualizado às 05h22
20°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 20°
20°

Sensação

5.8 km/h

Vento

92.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Hospedagem de site ilimitada superdomínios
Municípios
Mais lidas
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios